Modelo australiano de pesquisa e intervenção social será debatido na UESC
O pesquisador suíço-australiano Goetz Ottmann, da Universidade de Deakin, Melbourne, Austrália, vai apresentar palestra nesta terça-feira(19), às 9 horas , no auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, com o tema “O modelo australiano de pesquisa e intervenção social”. A promoção é da Pró-Reitoria de Extensão e a palestra será ministrada em língua portuguesa.
A palestra vai abordar a experiência das universidades australianas sobre pesquisa e seus impactos na sociedade, o que interessa principalmente a pesquisadores e extensionistas, vinculados a instituições de ensino superior. “Na Austrália, os pesquisadores ligados às universidades são pagos também por empresas privadas, entidades sociais e pelo próprio Governo, para obterem os resultados das pesquisas, transformados em projetos de intervenção, criação de produtos e ou serviços”, afirma o Dr. Goetz, que, supervisiona o trabalho dos pesquisadores da Deakin University.
O trabalho do Dr. Goetz está direcionado, também, para serviços destinados a pessoas com necessidades especiais e a políticas públicas relacionadas à população idosa. As suas pesquisas já o levaram a morar numa favela paulista e a ser voluntário da Cruz Vermelha na Guerra do Afeganistão, entre outras experiências diferenciadas.
Goetz Ottmann é PhD em Sociologia pela Universidade Nacional da Austrália, tem pós-doutorado em estudos culturais pelas universidades LaTrobe (Melbourne, Austrália) e Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos). Tem larga experiência com pesquisas sociais em diferentes países, inclusive Brasil. Publicou 50 artigos científicos, diversos capítulos de livros e três livros seus: Bouncing Back Later in Life: How to Age Well and Overcome Difficulties (2013), Democracy in the Making: Municipal Reforms, Civil Society, and the Brazilain Workers' Party (2009) e Lost for Words? Brazilian Liberationism in the 1990s (2002).